Você já se perguntou como surgem as ruas?

Durante o dia a dia é fácil perder a dimensão da importância de alguns elementos urbanos que praticamente moldam nossos caminhos e são responsáveis por muitos de nossos passos. Um exemplo são as ruas: você já se perguntou por que as ruas que você conhece são do jeito que aparentam e se localizam onde estão?

Como elas surgem?

Antes de começar qualquer processo desse tipo, as construtoras/incorporadoras analisam o plano diretor da cidade para saber se existem algumas exigências públicas para a construção, como reservas de áreas de preservação ambiental, por exemplo. Então, com a criação de loteamentos que nasce a necessidade das ruas, ou seja, a partir da divisão de um terreno em partes de terra (lotes) destinados à edificação, e que já prevê a criação de um sistema viário diverso.

A partir daí as ruas vão circundar o loteamento, criando formas de acesso aos lotes através de diferentes formas de vias urbanas (vias coletoras, vias locais, etc.). Também é possível ampliar ou modificar os circuitos já existentes, de acordo com a necessidade.

Quem faz esse processo?

Os loteamentos vão surgir a partir de pessoas, empresas construtoras ou outros grupos com interesse em levar habitações e desenvolvimento urbano a uma área específica, podendo transformá-la em um bairro, por exemplo.

Loteamento Jardim Amélia visto de cima

Imagem aérea do Loteamento Jardim Amélia, em processo de construção.

Com a criação de grandes áreas habitáveis nos loteamentos, as empresas pensam em caminhos de circulação e formas de acesso levando em consideração as necessidades de sua localização, como a largura e extensão das vias, sinalização, iluminação, etc.

Um exemplo que podemos dar de onde esse processo está sendo realizado com qualidade é no Loteamento Jardim Amélia, em Itajaí (SC), que você pode conhecer aqui. De forma inteligente, priorizando o acesso rápido a rodovias e centros importantes, o Jardim Amélia tem localização privilegiada e um planejamento que facilita o deslocamento.

A G.Laffitte está sempre disposta a tirar todas as suas dúvidas sobre empreendimentos urbanos e suas particularidades. Está com alguma dúvida ou interesse em nossos projetos? Entre em contato conosco!

cta_ok

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *